Brasil: Território, Localização e Limites

BRASIL: TERRITÓRIO, LOCALIZAÇÃO E LIMITES

BRASIL, república da América do Sul que é o maior país do sub-continente, ocupando quase metade de sua superfície. Limita ao norte com a Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e oceano Atlântico; ao sul com o Uruguai; a oeste com Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru e ao noroeste com a Colômbia, sendo seu litoral leste banhado pelo Atlântico. O país tem fronteiras comuns com todas as nações da América do Sul, a exceção do Chile e o Equador. Os limites territoriais do Brasil totalizam 23.086 km, dos quais 7.367 km com o Oceano Atlântico e 15.719 km com os países vizinhos.

Com uma superfície total de 8.547.403 km², o Brasil é o quinto maior país do mundo, depois da Rússia, China, Canadá e Estados Unidos. Suas maiores distâncias são, no sentido norte-sul, de 4.345 km, e no sentido leste-oeste de 4.330 km.

O Brasil situa-se na porção centro-oriental da América do Sul e está situado entre os paralelos de 5º16’ de latitude norte e 33º44’ de latitude sul, e entre os meridianos de 34º47’ e 73º59’ de longitude oeste. É cortado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio. Em decorrência disso, o Brasil possui 93% do seu território situado no hemisfério sul e 92% na zona intertropical.

Os pontos extremos do Brasil são os seguintes:

Norte – Fica na nascente do Rio Ailã, na Serra do Caburaí. Estado de Roraima, a 5º16’ de latitude norte

Sul – Situa-se no Arroio Chuí. Estado do Rio Grande do Sul, a 33º45’ de latitude sul.

Leste – Ponta do Seixas, no Estado da Paraíba, a 34º47’ de longitude oeste.

Oeste – Na Serra da Contamana, no Estado do Acre, a 73º59’ de longitude oeste.

Sua capital, situada no interior do Planalto Central, é Brasília, com população estimada de 1.015.889 habitantes (1.705.274 para todo o Distrito Federal) em 1996.

Território

Uma vasta região de terras altas, conhecidas como terras altas brasileiras ou planalto do Brasil, e a bacia do rio Amazonas são os traços fisiográficos dominantes do Brasil. O planalto é um altiplano erodido que ocupa a maior parte do país. Com uma altura que varia entre os 305 e os 915 m, esse altiplano é cortado irregularmente por cadeias montanhosas e por numerosos vales fluviais. O limite sudeste, geralmente paralelo à costa, eleva-se de modo íngreme do oceano em várias áreas, concretamente ao norte da latitude 10° e ao sul da latitude 20° do hemisfério sul. Entre as principais cordilheiras do planalto do Brasil estão a Serra da Mantiqueira, a Serra do Mar e a Serra Geral. As elevações nessas e em outras cordilheiras não ultrapassam os 1.220 m, mas várias delas são superadas por picos elevados, como o Pico da Bandeira (2.890 m), na Serra da Mantiqueira, e a Pedra Açu (2.232 m), na Serra do Mar. Grande parte do terreno do planalto é composto por planícies onduladas (denominadas cerrados) e grandes áreas cheias de árvores.

A bacia do rio Amazonas ocupa mais de um terço da superfície do país. Nela predominam as terras baixas; a altura raramente supera os 150 m e os pântanos e as planícies inundadas ocupam vastas áreas da região. Grande parte da bacia está coberta por florestas tropicais. Devido a impenetrabilidade desse território, amplas áreas de terras baixas brasileiras só começaram a ser exploradas recentemente. Na margem norte da bacia do Amazonas existe outra área montanhosa, parte da elevação conhecida como Planalto das Guianas; as cordilheiras incluem a Serra Tumucumaque, com alturas que superam os 700 m, a Serra Acaraí (com uma altura máxima de 906 m) e a Serra Parima (com uma altura máxima de 2.727 m). O Pico da Neblina (3.014 m), situado na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela, é o ponto mais elevado do Brasil.

A linha da costa brasileira, com uma longitude total próxima dos 8.000 km, apresenta um contorno excepcionalmente regular, sobretudo ao norte, mas várias fendas profundas formam excelentes portos naturais. São importantes os portos do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A costa é margeada por uma estreita planície costeira, com exceção de algumas áreas nas quais o planalto do Brasil entra no oceano.

0 comentários:

Postar um comentário