Projeto: Paraná Biodiversidade

É um projeto do Estado do Paraná, com o apoio financeiro do GEF - Fundo Mundial para o Meio Ambiente, através do Banco Mundial cujo objetivo principal é recuperar a biodiversidade nos corredores Araucária, Iguaçu- Paraná e Caiuá- Ilha Grande, escolhidos pela importância estratégica de remanescentes de ecossistemas originais do Paraná, localizados principalmente em Unidades de Conservação.

Sua estratégia prevê a estruturação de um processo educativo de toda a sociedade e de um sistema de fiscalização e controle mais eficiente, a estruturação de um processo de extensão rural voltado a recuperação da biodiversidade e ao desenvolvimento de uma agricultura de menor impacto sobre o ambiente, e o desenvolvimento de uma série de estudos visando a uma melhor gestão dos recursos naturais. Como resultante desta estratégia, fragmentos de vegetação passarão a ser conectados por corredores.

Os trabalhos serão desenvolvidos em unidades operacionais denominadas corredores de biodiversidade, tendo as microbacias hidrográficas e as propriedades nelas inseridas como unidades de trabalho.

Este enfoque na recuperação e em conservação da biodiversidade oferece aos municípios e ás comunidades rurais significativas oportunidades de realização de suas aspirações, reunindo harmonicamente atividades técnicas, econômicas, sociais e ambientais.


0 comentários:

Postar um comentário